segunda-feira, 12 de novembro de 2012

PROBLEMAS AMBIENTAIS


01- Analise as alternativas sobre aspectos relacionados ao lixo e assinale a alternativa correta:

a) Os aterros sanitários são locais onde o lixo fica a céu aberto, em zonas de mata, afastado dos rios e da periferia.
b) A destinação inadequada do lixo pode desencadear vários problemas socioambientais, como, por exemplo, poluição do solo, entupimento de bueiros e poluição visual.
c) A produção de lixo não é tão prejudicial ao meio ambiente, visto que em todas as cidades brasileiras ocorrem à coleta e o tratamento adequado desse material.
d) O lixo urbano recebe classificação de acordo com sua fonte geradora e composição do material, porém não há a necessidade de tratamento específico para cada tipo de lixo.
e) A população não deve se preocupar em reduzir a produção de lixo, pois todo esse material é reciclado, fato que fortalece a economia local.
____________________________________________________________________ 

02- O inverno de 1995 em São Paulo foi marcado por elevadas temperaturas e falta de chuvas. Foi comum noticiar-se, durante vários dias, a ocorrência de inversões térmicas na Grande São Paulo.
As inversões térmicas são um fenômeno no qual

a) a ação exercida pelo gás carbônico sobre as radiações solares impede estas de chegarem à superfície terrestre, interceptando-as e transmitindo-as de volta à atmosfera.
b) constantes nevoeiros se formam sobre as cidades, provocados pela poluição e correspondendo à famosa garoa paulistana.
c) o ar junto à superfície terrestre é mais frio e mais pesado do que as camadas atmosféricas acima dele, impedindo a formação de correntes ascendentes na atmosfera.
d) faz mais calor e chove um pouco mais nas áreas urbanas do que nas áreas rurais vizinhas, devido ao asfaltamento das ruas e à grande quantidade de micropartículas no ar.
e) há elevação da temperatura urbana, provocada pelo avanço da massa tropical continental, quando a massa polar atlântica é fraca.
 ____________________________________________________________________
03- Sobre as fontes de energia e poluição ambiental, podemos afirmar que: 
I. As usinas hidrelétricas utilizam um recurso natural renovável, portanto não provocam impactos ambientais que causam, por exemplo, prejuízos à flora e à fauna. 
II. Uma importante vantagem da produção de energia nuclear é a de que suas usinas, mantendo seu funcionamento normal, não lançam partículas poluentes na atmosfera. 

III. A queima de combustíveis fósseis, como o carvão mineral, provoca a chuva ácida, polui o ar e destrói vegetação, dentre outros impactos. 

IV. A energia eólica é uma fonte de energia ilimitada nos lugares que apresentam as condições adequadas, mas emite poluentes no ar durante a operação. 

Assinale a alternativa que apresenta todas as afirmativas corretas: 
a) II e III 
b) I e II 
c) I, II e IV 
d) I, III e IV 
e) III e IV
 ____________________________________________________________________
04- Observe a tirinha seguinte:


Calvin e Haroldo 4/9/2008
Em relação ao efeito estufa, observe as seguintes proposições:
I. É um fenômeno natural e que causa apenas malefícios ao nosso planeta.
II. O fenômeno provoca o aumento da temperatura média atmosférica como resultado do acúmulo de gás carbônico e outros gases.
III. A queima de combustíveis fósseis não emite gases estufa.
IV. A absorção e consequente irradiação na faixa do infravermelho pelo gás carbônico provoca
um aumento na temperatura atmosférica.
Com base na sua observação, estão CORRETAS as proposições
a) I e II
b) III e IV
c) I e III 
d) II e IV
 ____________________________________________________________________
05- Entre os principais efeitos causados pela devastação ambiental do Planeta Terra, podemos apontar o risco de escassez de água doce. Pesquisas indicam que, além da poluição das águas superficiais, as "causas antrópicas", ou seja, as atividades humanas vêm provocando também a contaminação das águas subterrâneas.
O(s) principal(is) foco(s) de contaminação das águas subterrâneas é (são), EXCETO:
a) Emissão de gases tóxicos.
b) Lixões e cemitérios.
c) Postos de gasolina e fossas.
d) Agrotóxicos e fertilizantes.
e) Rejeitos e aterros industriais.
 ____________________________________________________________________
06- “Eventos como vulcões e inundações são fenômenos da natureza e são considerados desastres naturais quando atingem um sistema social, causando danos e prejuízos que excedam a capacidade dos afetados de conviver com o impacto.”
(ASSAD, Leon. Desastres naturais – temas e tendências. Revista Ciência e Cultura, [s.l.]: SBPC, a. 63, n. 1., p. 09, jan.-mar. 2011.)
Muitos são os fatores que provocam desastres naturais, como os citados acima, cujos efeitos são amenizados ou intensificados pelos fatores econômicos e sociais. Identifique a alternativa correta relacionada aos desastres naturais.


a) A Terra libera energia do calor e da radioatividade do seu interior há mais de 4,5 mil anos de sua existência. Esse calor é responsável pela maioria dos desastres naturais.
b) Com sua energia, o sol atinge a atmosfera, as terras e as águas de oceanos e mares, provocando alterações nos ciclos climáticos, mas não afeta a dinâmica hidrológica.
c) Os diferentes processos de produção e liberação de energia estabelecem uma intensa dinâmica que interage com o relevo, os rios e o clima, provocando, muitas vezes, grandes desastres naturais.
d) O acesso precário às informações sobre a dinâmica da natureza e a ausência de políticas públicas diminuem a exposição das populações mais pobres aos impactos dos desastres naturais.
e) O mau uso da terra, do solo e a retirada da vegetação de áreas de alta declividade em regiões urbanizadas têm pouca influência sobre os desastres naturais; são apenas problemas sociais e econômicos.
 ____________________________________________________________________
 07- Monumentos históricos e outras construções são atingidos pela _______________________, fenômeno que ocorre especialmente nas grandes cidades, nas quais existe grande concentração de indústrias e veículos automotores ou ainda onde se localizam usinas termoelétricas.

A lacuna acima é CORRETAMENTE preenchida com:

a) Inversão térmica.

b) Aurora boreal.

c) Chuva ácida.

d) Cinzas vulcânicas.

e) Enchentes de outono.
 ____________________________________________________________________
08-  A busca descontrolada do crescimento econômico pelas sociedades contemporâneas tem gerado o agravamento dos problemas socioambientais no planeta. Sobre esses impactos é correto afirmar que:
 
a) a proteção das águas dos rios, em áreas florestais, tem contribuído para o crescimento do uso irracional e aumento da poluição de seus recursos hídricos.

b) o incentivo à redução do desmatamento intensifica a preservação das espécies vegetais, em áreas de floresta, e, ao mesmo tempo, combate o aquecimento global.

c) o crescimento da pecuária, nas pradarias e nas savanas tropicais, contribui para a implantação de programas de preservação de organismos vivos de todas as origens.

d) as políticas e as práticas para o desenvolvimento sustentável alteram a composição atmosférica e intensificam o desaparecimento de corredores de biodiversidade no planeta.

e) o processo de desertificação no planeta, intensificado pelas atividades econômicas, preserva os cursos de água e a vegetação ribeirinha presente nas estepes tropicais.
 ____________________________________________________________________
09-
www.politicalcartoons.com

Um problema ambiental e seu efeito sobre a Terra, diretamente relacionados à charge, estão corretamente apresentados na opção:

a) A destruição da camada de ozônio pelo despejo de resíduos de CFC nos mares, rios e lagos promove a contaminação das águas, a perda da biodiversidade e alterações na dinâmica das massas de ar.

b) O acúmulo de enxofre e metano pela fertilização dos solos e a expansão das queimadas contaminam os lençóis freáticos, provocando a alteração do ecossistema de rios, lagos e mares e a destruição de florestas.

c) A intensificação do efeito estufa, decorrente da queima de combustíveis fósseis pelas indústrias, resulta em efeitos sobre a dinâmica das chuvas e dos ventos, além de alterar os níveis dos oceanos e extinguir espécies.

d) A formação de ilhas de calor, como decorrência do acúmulo de energia nas superfícies impermeabilizadas, reduz os efeitos da radiação solar sobre a superfície terrestre e aumenta gradativamente a umidade relativa do ar.

e) O aumento no uso de produtos químicos destinados a melhorar a produtividade da agricultura resulta na contaminação do solo, poluição dos mananciais de água e alteração da cadeia alimentar de pragas e predadores.
 ____________________________________________________________________
10- A queima de combustíveis fósseis condiciona diversos fenômenos atmosféricos nocivos ao meio ambiente.
ASSINALE a alternativa que apresenta um fenômeno atmosférico que NÃO se origina da queima de combustíveis fósseis.

a) Chuva ácida.

b) Ilhas de calor.

c) Efeito estufa.

d) Camada de ozônio.
 ____________________________________________________________________
11- Reflita sobre a ilustração.
A ONU realizou, em 1997, uma Convenção sobre mudanças climáticas que se tornou conhecida por Protocolo de Kyoto. Considerando as decisões dessa Convenção, depreende-se que o autor da ilustração


a) demonstra o empenho dos Estados Unidos no combate às causas do chamado aquecimento global.

b) defende as ações que os Estados Unidos tomaram para eliminar as causas do efeito estufa do planeta.

c) critica os Estados Unidos por desrespeitarem determinações de organizações que defendem o meio ambiente.

d) denuncia os Estados Unidos pelo fato de ele ter proibido a realização de congressos em defesa do meio ambiente.

e) concorda com a política ambiental dos Estados Unidos de redução de gases que provocam o efeito estufa.

2 comentários:

  1. GOSTEY MUITO, DESSE BOG, AS CARTA NO AMBIENTE FALARO FQUE NOISA IA APANHA DO MEIO AMBIENTE E NOIS VAI VE SO POR QUE O CÉU E VERMELHO E O MAR É AMARELO

    ResponderExcluir
  2. a 6 esta incorreta, a alternativa que NÃO se origina na queima de combustíveis fósseis é a CAMADA DE OZÔNIO

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...