segunda-feira, 12 de novembro de 2012

AGRICULTURA E O MEIO RURAL


01-  Examine atentamente as alternativas a seguir.

1) As formas de agricultura primitiva baseiam-se no emprego de sistemas de culturas extensivas e, em geral, têm por objetivo a subsistência.
2) A agricultura moderna se destaca pela acentuada especialização comercial e da produção e pela utilização de recursos técnicos que o desenvolvimento industrial proporcionou.
3) Os sistemas de produção agrícola e de criação variam, na superfície do planeta, desde o mais extensivo até o mais intensivo.
4) Dentre os vários fatores físico-geográficos que concorrem para facilitar ou dificultar a expansão das áreas cultivadas nos diversos países, podemos destacar: o solo, as condições climáticas e os aspectos topográficos.

Estão corretas:
a) 1, 2 e 4 apenas
b) 2, 3 e 4 apenas
c) 1, 3 e 4 apenas
d) 2 e 4 apenas 
e) 1, 2, 3 e 4 
 _______________________________________________________________

02- Centro-Oeste brasileiro tem registrado, segundo vários estudos, elevada produtividade e rentabilidade nas lavouras agrícolas. Para entender tal dinâmica, os estudos sobre a sojicultora são exemplares, já que esse cultivo é implementado em alguns estados da região, como em Mato Grosso, com base na intensa utilização de insumos como fertilizantes e agrotóxicos, e de máquinas e implementos modernos. 
Dentre as opções abaixo, assinale aquela que apresenta corretamente os impactos socioeconômicos e ambientais da expansão da sojicultura no Centro-Oeste.

a) Valorização das terras, utilização intensiva de mão de obra migrante nordestina e desconcentração fundiária.
b) Valorização das terras favoráveis à mecanização, alterações no meio físico-biótico e (re)concentração fundiária.
c)Aumento da utilização da mão de obra barata do migrante nordestino e preservação do meio físico-biótico.
d) Ampliação de novas dinâmicas socioeconômicas em todas as cidades regionais, a partir da diversificação das atividades geradas pela agricultura moderna.
e) Alteração no meio físico-biótico, forte presença de agroindústrias e predominância de pequenas e médias propriedades.
  _________________________________________________________________


03- Com a consolidação da União Européia, especialistas prevêem uma nova "guerra comercial" entre os países europeus e os Estados Unidos, envolvendo a exportação de produtos agropecuários, porque:

a) a produtividade agropecuária dos Estados Unidos é baixa, o que torna os produtos americanos pouco competitivos.
b) as diferenças climáticas entre as duas áreas favorecem os produtores europeus que colhem suas safras em pleno inverno americano. 
c) a agropecuária européia é fortemente subsidiada pelos governos. 
d) na maior parte da Europa predominam técnicas agropecuárias de baixa produtividade. 
e) ambas as áreas disputam os mercados dos países subdesenvolvidos.
 _________________________________________________________________
 04- Quanto às práticas agrícolas, é correto afirmar que

a) a agricultura itinerante é muito utilizada na Europa e tem como característica fundamental o emprego da tecnologia moderna.
b) a agricultura de jardinagem é praticada em latifúndios na Ásia e caracteriza-se pela utilização de técnicas rudimentares. 
c) as empresas agrícolas, encontradas principalmente nos Estados Unidos da América do Norte e União Européia, apresentam alto emprego tecnológico. 
d) o sistema de plantations, encontrado em países tropicais, caracteriza-se pela prática da agricultura em pequenas propriedades. 
e) as lavouras de subsistência que abastecem de alimentos o mercado brasileiro são praticadas por sojicultores do sul do Brasil que optaram pelo plantio da soja transgênica.
_________________________________________________________________
05- "Nos Estados Unidos, a região das Planícies Centrais tem apresentado grande evolução agrícola: no Corn Belt, o milho está cada vez mais associado à beterraba e à soja; no antigo Cotton Belt encontram-se, hoje, ao lado do algodão, a pecuária, a avicultura e cereais diversos e no sul, a irrigação introduziu produções agrícolas que associam o trigo de inverno com milho e sorgo." 

A leitura do texto permite concluir que 
a) é forte a intervenção do Estado na organização espacial da agricultura norte-americana. 
b) as antigas regiões de monocultura, os belts, estão cedendo lugar a sistemas agrícolas mais complexos e diversificados. 
c) atualmente, só o Oeste montanhoso apresenta áreas de monocultura e os belts, de frutas cítricas.
d) a produção cada vez mais voltada para o mercado interno fez desaparecer quase por completo a agricultura especializada dos belts. 
e) o crescimento de outros setores da economia tem provocado a diminuição da produção agrícola dos belts.
 _________________________________________________________________
06- Analise as características a seguir. 
I - Tem sua produção voltada quase que exclusivamente à rizicultura inundada.
II - Baseia-se no trabalho intensivo de grandes contingente de mão-de-obra, que visam à subsistência. 
III - Utiliza técnicas tradicionais, cuja produtividade consegue, muitas vezes, superar as de outras regiões, onde há o emprego de mecanização e outros expedientes ditos modernos.
IV - Demonstra a possibilidade de realização de uma agricultura milenar, compatível com as condições ambientais, sem gerar, portanto, desequilíbrios, como a erosão dos solos. 

Pode-se concluir que essas características se referem à agricultura que se realiza na região:
a) da Floresta Equatorial Africana. 
b) do Meio-Oeste dos E.U.A.
c) do Litoral Mediterrâneo Europeu. 
d) do Sudeste Asiático. 
e) da Planície Central Australiana.
 _________________________________________________________________
07- Assinale as características que melhor definem a chamada agricultura itinerante. 
a) Típica das regiões quentes e úmidas do mundo subdesenvolvido, dedica-se exclusivamente ao cultivo do cacau, da cana-de-açúcar e do fumo.
b) É um sistema em que é comum o arrendamento da terra e o pagamento é feito ao dono com os rendimentos da produção. 
c) Utilizada nas comunidades primitivas e praticada com o objetivo de complementar a alimentação de povos que vivem em tribos e que também se dedicam à coleta, caça e pesca. 
d) Forma primitiva de produção que sempre enfrenta a instabilidade do mercado, responsável pelas freqüentes mudanças do local de plantio. 
e) É o resultado de uma soma de fatores, tendo em vista o desenvolvimento de comunidades muito atrasadas que encontram soluções dos seus problemas através da ajuda externa. 
 _________________________________________________________________
08- Com base nos conhecimentos sobre agricultura e sua evolução, pode-se concluir: 

(01) O ritmo de transformação das atividades agrárias é mais acelerado do que o ritmo da evolução industrial. 
(02) Com a entrada do capitalismo no campo, muitas propriedades se constituem em empresas, visando obter grandes lucros. 
(04) O aumento da produtividade agrícola decorre do crescimento da produção, em conseqüência da ampliação da área cultivada. 
(08) Os silos e frigoríficos são equipamentos agrícolas que atuam como controladores da oferta e da qualidade dos produtos. 
(16) A prática da agricultura irrigada constitui um fator de expansão das áreas anecúmenas do Globo. 
(32) Na nova divisão internacional do trabalho, os países do Terceiro Mundo continuam exclusivamente como produtores e exportadores de derivados do setor primário.
_________________________________________________________________
09-  A Revolução Verde, implantada mundialmente, a partir da Segunda Guerra Mundial, foi idealizada para salvar a agricultura dos países subdesenvolvidos de uma suposta incapacidade de vencer obstáculos  tecnológicos. Ela visava aumentar a produção e a produtividade agrícola desses países, intensificando o processo de industrialização da agricultura.

Várias medida técnicas foram adotadas e o resultado mais expressivo foi:
a) a erradicação quase total da subnutrição e da fome na maioria dos países subdesenvolvidos, em especial na América Latina. b) o favorecimento aos grandes proprietários, às empresas agrícolas e às empresas fornecedoras de máquinas e insumos para a agricultura.
c) a incrementação de produção agrícola nos países desenvolvidos,
por meio da biotecnologia, cujo excedente abasteceria as regiões mais carentes do planeta.
d) a implantação de uma estrutura fundiária mais justa nos países
subdesenvolvidos, pois, nos países que a implantaram, minimizou-se o fosso entre a grande e a pequena propriedade.
e) a transferência das tecnologias dos países desenvolvidos para os países subdesenvolvidos, com a finalidade de cultivar exclusivamente gêneros de primeira necessidade para o abastecimento interno de seus mercados.
_________________________________________________________________
10- Miséria, escassez e má distribuição de alimentos, desnutrição e degradação ambiental continuam afligindo o mundo. A chamada "Revolução Verde", baseada na utilização de tecnologias intensivas em insumos, ocorreu sem a devida distribuição de terras e também contribuiu para a expansão da erosão dos solos, a poluição das águas e perda da biodiversidade.

Com relação à "Revolução Verde", são feitas as seguintes afirmações.
I. Os sistemas de cultivo predominantes são as policulturas geneticamente heterogêneas.
II. Tem maior produtividade em termos de mão-de-obra e gera retorno econômico mais rápido do que os sistemas agroecológicos.
III.  Utiliza o conhecimento tradicional e incentiva a participação das comunidades locais.


Quais estão corretas?
a) Apenas I. b) Apenas II.
c) Apenas III.
d) Apenas I e II.
e) Apenas II e III.

 _________________________________________________________________
11- A chamada Revolução  Verde promoveu grande aumento da produtividade em diferentes regiões agrícolas do planeta, por meio do uso de fertilizantes químicos, agrotóxicos e sementes selecionadas. Apesar do desenvolvimento técnico e econômico, a Revolução Verde provocou conseqüências ecológicas e sociais. 

Assinale a alternativa incorreta.
a) A utilização de fertilizantes e de agrotóxicos tem por objetivo aumentar a produtividade e evitar quebra na safra.
b) Os fertilizantes e agrotóxicos são levados pela chuva para os córregos e rios, prejudicando o equilíbrio ecológico de seus ecossistemas.
c) Houve um enriquecimento tanto da flora quanto da fauna silvestre, devido a grande utilização de fertilizantes e produtos químicos.
d) Devido à utilização de fertilizantes e agrotóxicos, os produtos cultivados são mais vigorosos e abundantes.
 _________________________________________________________________
12- Com a consolidação da União Européia, especialistas prevêem uma nova "guerra comercial" entre os países europeus e os Estados Unidos, envolvendo a exportação de produtos agropecuários, porque:
a) a produtividade agropecuário dos Estados Unidos é baixa, o que torna os produtos americanos pouco competitivos.
b) as diferenças climáticas entre as duas áreas favorecem os produtores europeus que colhem suas safras em pleno inverno americano.
c) a agropecuária européia é fortemente subsidiada pelos governos.
d) na maior parte da Europa predominam técnicas agropecuárias de baixa produtividade.
e) ambas as áreas disputam  os mercados dos países subdesenvolvidos.
_________________________________________________________________
13- Transformações no espaço agrícola dos EUA:


Em 1996, o governo acabou com os tradicionais subsídios que permitiam controlar a produção e os preços: pagava ao agricultor para não cultivar parte de suas terras. Com os atuais subsídios, a safra é maior do que a demanda, tornando os grãos baratos. Mas o governo bombeia mais dinheiro na agricultura. O agricultor precisa ter áreas agrícolas maiores e mais próximas umas das outras, máquinas mais caras e mais fertilizantes. Dessa grande produção, cerca de 1/3 do trigo, 3/4 do milho e quase toda a soja transformam-se em ração animal.


Assinale a alternativa que melhor expressa a situação colocada:

a) Produção globalizada. b) Poderio das empresas agroindustriais.
c) Introdução da mecanização.
d) Prioridade ao pequeno agricultor na política agrícola.
e) Consolidação da privatização na agricultura.
 _________________________________________________________________
14- A pecuária em que o rebanho é criado obedecendo a métodos modernos que permitem uma seleção do gado para o corte, reprodução ou leite, utilizando pasto plantado e rações suplementares, é denominada:

a) Pecuária Intensiva.
b) Pecuária Extensiva.
c) Pecuária Nômade.
d) Pecuária Ultra-extensiva.

e) Pecuária de espaços semi-áridos.

 _________________________________________________________________
15- Sobre a agricultura no Brasil, leia as assertivas abaixo:

I. A mecanizacao agricola e a liberacao de mao-de-obra na agricultura foram importantes fatores
de migracao da populacao do campo para as cidades.
II. A concentracao fundiaria, que se observa, entre outros estados, no Parana e no Mato Grosso do
Sul, e fator de expropriacao de camponeses que passam a buscar areas da fronteira agricola da
Amazonia ou se direcionam aos centros urbanos.
III. Os boias-frias sao trabalhadores sazonais caracteristicos da implantacao de relacoes capitalistas modernas no campo.
IV. O avanco da pecuaria extensiva na Amazonia e a ocupacao das areas de cerrado visando a cultura de graos resultaram na reducao da taxa de urbanizacao dos Estados do Mato Grosso e de
Rondonia.

Assinale a alternativa cujas as afirmativas estao corretas.

a) I, III e IV.
b) II, III e IV.
c) III e IV.
d) I, II e IV.
e) I, II e III.
 _________________________________________________________________
16- “A agricultura é hoje o maior negócio do país. (...) Apenas [em 2005], a cadeia do agronegócio gerou um Produto Interno Bruto de 534 bilhões de reais.” 
(Faria, 2006 in: Terra, Araújo e Guimarães, 2009). 

A atual expansão da agricultura e do agronegócio no Brasil deve-se, entre outros fatores ao(à) 
a) forte vinculação da agricultura à indústria, ampliando a participação de produtos com maior valor agregado no valor das exportações brasileiras, como os dos complexos de soja e do setor sucroalcooleiro. 
b) expansão da fronteira agrícola no Centro-Oeste e na Amazônia e ao emprego intensivo de mão de obra no campo, nessas áreas, determinando o aumento da produtividade agrícola. 
c) difusão de modernas tecnologias e técnicas de plantio na maioria dos estabelecimentos rurais do País, contribuindo para a expansão das exportações brasileiras. 
d) modelo agrícola brasileiro, pautado na policultura de exportação e na concentração da propriedade rural. 
e) Revolução Verde, que, disseminada em larga escala nas pequenas e médias propriedades do País, incentivou a agricultura voltada para os mercados interno e externo.   
_________________________________________________________________
17- Observe os mapas. 
De acordo com os mapas, podemos concluir que, entre os períodos representados, ocorreu 
a) avanço da soja apenas para a área do Bioma Cerrado. 
b) redução da área de soja plantada no estado do Pará. 
c) concentração da soja na região Centro-Sul do Brasil. 
d) expansão da soja nos estados mais setentrionais do Brasil.

_________________________________________________________________
18-
Na charge faz-se referência a uma modificação produtiva ocorrida na agricultura. Uma contradição presente no espaço rural brasileiro derivada dessa modificação produtiva está presente em: 
a) Expansão das terras agricultáveis, com manutenção de desigualdades sociais. 
b) Modernização técnica do território, com redução do nível de emprego formal. 
c) Valorização de atividades de subsistência, com redução da produtividade da terra. 
d) Desenvolvimento de núcleos policultores, com ampliação da concentração fundiária. 
e) Melhora da qualidade dos produtos, com retração na exportação de produtos primários.
________________________________________________________________

19-  A “Revolução Verde”, implementada em países latino-americanos e asiáticos nos anos 60 e 70, tinha como objetivo suprimir a fome e reduzir a pobreza de amplas parcelas da população. Entretanto, as promessas de modernização tecnológica da agricultura não foram cumpridas inteiramente, o que contribuiu, decisivamente, para a geração de novos problemas e aprofundou velhas desigualdades.

Assinale a opção que faz referência a efeitos da “Revolução Verde” .
a) Coletivização das terras, implemento da agroecologia e expansão do crédito para os agricultores
b) Distribuição eqüitativa de terras, difusão da policultura e uso de defensivos biodegradáveis
c) Expansão de monoculturas, uso de técnicas tradicionais de plantio e fertilização natural dos solos
d) Reconcentração de terras, crescimento do uso de insumos industriais e agravamento da erosão dos solos
e) Estatização das terras agrícolas, trabalho em comunas e produção voltada para o mercado interno.
_________________________________________________________________
 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...